Página Inicial

Notícias


15/09/2021 20:25:35 Palestra magna do Congresso Brasileiro de Agronomia será com indicado ao Nobel da Paz

Ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli abrirá o maior evento do segmento do País, em outubro, no CentroSul, em Florianópolis. Inscrições estão abertas

 

Marcado para outubro, em Florianópolis, o Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), terá a palestra magna do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 devido ao trabalho de impulsionamento do agronegócio brasileiro, quando criou e foi o líder da revolução agrícola tropical sustentável que transformou o Brasil em potência agroalimentar global e trouxe novos horizontes para a segurança alimentar mundial e o desenvolvimento sustentável de países do cinturão tropical, nos anos 1970.

Antes de ser ministro, Paolinelli, nascido em Bambuí (MG), teve passagens na Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, onde lutou pela modernização do campo e da produção alimentar, que recebeu reconhecimento inclusive de Norman Borlaug, considerado “pai” da Revolução verde e que foi ganhador do Nobel da Paz em 1970. Além disso, tem Paolinelli tem no currículo prêmio World Food Prize, de 2006.

Em 2010 foi escolhido presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e passou a presidir o Fórum do Futuro, iniciativa voltada ao debate de uma agricultura sustentável, com foco na ciência, pesquisa, inovação e tecnologia. Em 2019, foi nomeado embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura além de muitos outros.

Para Kleber Santos, presidente da Confaeab, realizadora do CBA em parceria com a Feagro-SC, poder ouvir uma personalidade como Paolinelli no congresso é uma oportunidade única e imperdível para profissionais de todo o Brasil. “O ex-ministro foi e é exemplo de inspiração no agronegócio. E agora, diante deste ‘novo normal’, somos mundialmente reconhecidos pelo papel relevante de abastecimento de alimentos, fibras e energias renováveis. Mas também é muito importante destacar aspectos da história do ex-ministro que valem pela atualidade, como a valorização dos profissionais e do serviço público”, ressalta.

 

Sobre o Congresso Brasileiro de Agronomia

 

Evento realizado pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) e pela Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Feagro-SC) terá como tema central os “Desafios profissionais no mundo em transformação” e vai tratar de assuntos como a política profissional e os aspectos que afetam todo o setor produtivo e a segurança alimentar da população, as mudanças climáticas, a produção sustentável e as políticas públicas.

O congresso será realizado de 19 a 22 de outubro, no CentroSul, em Florianópolis. Pela primeira vez em 32 edições, o evento terá participantes e palestrantes de forma presencial e online. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste site https://www.cba-agronomia.com.br/site/cba2021/informacoes-de-inscricao. Há condições especiais para grupos.

O evento é voltado aos profissionais da agronomia, alunos de graduação e pós-graduação. Entre os engenheiros agrônomos inscritos, estão professores, pesquisadores, extensionistas e consultores técnicos.